Mudanças no Trânsito de São Paulo

Prefeitura anuncia medidas para melhorar o trânsito na cidade
Na próxima segunda-feira (24/03), a Prefeitura de São Paulo inicia a execução de seu plano de ações. Serão 19 obras em zonas críticas do viário municipal e recuperação de sete corredores de ônibus.


Obras para fazer fluir ainda mais o trânsito e o transporte coletivo, além de proibições de estacionamento e carga e descarga de veículos em vias estratégicas fazem parte do conjunto de ações. A criação de rotas alternativas complementa o pacote de medidas operacionais.

Na próxima segunda-feira (24/03), a Prefeitura de São Paulo inicia a execução de seu plano de ações. Serão 19 obras em zonas críticas do viário municipal e recuperação de sete corredores de ônibus. As ações para melhoria do trânsito contam também com proibição de estacionamento e carga e descarga de caminhões em 17 vias, além da criação de 175 caminhos alternativos nos locais em que o trânsito é mais afetado pelo excesso de veículos. Além disso, serão retiradas 167 lombadas e valetas de vários pontos da cidade.

Durante seis meses, a Secretaria Municipal de Transportes mapeou os principais trechos em que o tráfego sofre estrangulamento. A partir do diagnóstico, os engenheiros e técnicos da SPTrans e da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) definiram as obras que começarão na próxima semana. "Nossa intenção é desafogar os principais gargalos de trânsito da cidade, permitindo maior rapidez nos corredores de ônibus e maior fluidez no trânsito", afirma o secretário municipal de Transportes. Segundo ele, a partir do instante em que os ônibus trafegarem com maior velocidade, principalmente pelos corredores, a população deverá optar por utilizar ainda mais o transporte coletivo. "A meta é diminuir em até 20 a 25 minutos a maioria das viagens pelos corredores", prevê o secretário.

A proibição de estacionamento e a determinação de horários para carga e descarga de mercadorias também vão impactar positivamente no tráfego. A CET identificou 17 ruas e avenidas que sofrerão a interferência de fiscalização e receberão nova sinalização. As mudanças vão desde a proibição para estacionar, carregar e descarregar em horário integral, até a não permissão específica em horários de pico - tanto pela manhã quanto no final da tarde e parte da noite. A SMT continua a analisar outras vias em que serão proibidos o estacionamento e a carga e descarga.

Já em relação às rotas alternativas, a idéia é que os motoristas conheçam novas opções que permitam escapar das vias que sofrem com o excesso de veículos. A cada dia, a cidade registra cerca de 700 ocorrências de trânsito que - em maior ou menor intensidade - interferem no andamento do tráfego. Por isso, é fundamental que os motoristas conheçam caminhos alternativos. As sugestões indicadas pela SMT visam auxiliar o motorista a decidir o melhor caminho a percorrer. Nenhuma das rotas alternativas indicadas localiza-se em áreas estritamente residenciais.




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