Técnicas japonesas

Oferecidas pelo Palácio do Horto

O Palácio do Horto, residência de verão do Governo do Estado, dá continuidade neste sábado, 14 de junho, à temporada de oficinas de pintura para crianças, encontros com artistas e técnicas japonesas. A ação faz parte do calendário estadual de comemoração do centenário da imigração japonesa para o Brasil. As inscrições para as oficinas e palestras são gratuitas.

Os visitantes também podem aproveitar para conhecer, nos diversos ambientes do Palácio, a coleção de pinturas e objeto de louçaria que pertencem ao Acervo dos Palácios do Governo.

O Palácio de Verão, como é conhecido pela população, está incrustado na maior floresta nativa em área urbana do mundo, no Parque do Horto Florestal. Pelos seus sete mil hectares passeiam livremente, diversas espécies de animais, como macacos, tucano, capivaras, gambá, socó, garça, tico-tico, serelepe e martim pescador.

Confira a programação aqui.





Vacinação no próximo sábado(14/06/08)

Contra a paralisia infantil.


A Secretaria de Estado da Saúde pretende vacinar no sábado, 14, 2,9 milhões de crianças com menos de cinco anos contra a paralisia infantil (poliomielite). O número corresponde a 95% dos 3,08 milhões de paulistas nesta faixa etária.

Para essa fase da campanha, serão mobilizados 18,2 mil postos fixos e volantes em todo o Estado, que irão funcionar das 8 às 17h. Haverá 52,9 mil profissionais de saúde, 4,3 mil veículos e cinco barcos envolvidos na operação.

A segunda etapa acontece em 9 de agosto. Como nas edições anteriores, a dupla Zé e Maria Gotinha divulgará a vacinação nas principais cidades paulistas.

Há 20 anos o Estado de São Paulo não registra casos de paralisia infantil, mas a vacinação de crianças continua sendo importante porque o vírus da pólio ainda circula em países da África e da Ásia, representando, portanto, uma ameaça à população mundial.

“É muito importante que todas as crianças menores de cinco anos sejam levadas aos postos de saúde no dia 14 para receber uma dose da vacina Sabin, que é a garantia de proteção eficaz contra a poliomielite”, afirma o secretário de Estado da Saúde, Luiz Roberto Barradas Barata.

Doses de vacinas atrasadas como Tetravalente (contra difteria, tétano, coqueluche), Tríplice viral (contra sarampo, caxumba e rubéola) e contra hepatite também estarão disponíveis nos postos de saúde.

Causada pelo poliovírus selvagem, a poliomielite é caracterizada por febre, mal-estar, cefaléia e pode causar paralisia. A vacina é segura e os efeitos colaterais são extremamente raros.

A relação dos locais de vacinação poderá ser consultada pelo telefone 156 ou pelo site www.prefeitura.sp.gov.br/covisa.