CAFÉ


ORIGEM



Não se tem uma origem verdadeira sobre o café o que se tem são suposições.

E dentre elas a mais conhecida conta que um pastor chamado Kaldi, da antiga Abissínia hj Etiópia, observou que suas cabras ficavam mais espertas e saltitantes ao comerem as folhas e frutos do cafeeiro. Ele resolveu experimentar os frutos e também se sentiu mais alegre e disposto. Um monge da região, informado sobre o fato, passou a utilizar uma infusão desses frutos para espantar o sono na hora das orações. O conhecimento dos efeitos da bebida logo se espalhou e no século XVI o café passou a ser usado no Oriente, sendo tomado pela primeira vez na Pérsia.

A palavra café originou-se do vocabulário árabe “Kahwah”(pronuncia = cauá) que significa força.Daí surgiu o vocábulo “kahweh”(pronuncia = cave), nome com o qual a planta tornou-se conhecida.

Durante 250 anos o café percorreu um longo caminho em solo brasileiro. Veio descendo o vale amazônico que segundo registros históricos foi introduzido na primeira metade do século XVIII.

Quase cem anos depois chegou ao Rio de Janeiro e finalmente a São Paulo. Em solos mais adequados, a cultura desenvolveu-se rapidamente.



VALOR NUTRITIVO



O fruto maduro possui elementos energéticos, sais minerais,vitaminas e alcalóides como a cafeína. E doses bem moderadas, o café ativa a secreção dos sucos digestivos e atua sobre o sistema nervoso central,favorecendo os estímulos sensoriais e o exercício das funções cerebrais. Por outro lado, em doses exageradas, provoca o abrandamento dos movimentos cardíacos e favorece a irritabilidade. Dessa foram é contra-indicado para crianças e pessoas que sofrem de hipertensão, irritação nervosa, moléstias do coração ou que tenham o sistema nervoso abalado.



ALGUMAS FORMAS DE CAFÉ



- Moído Normal

Adequado para uma bebida feita em coador de pano ou cafeteira elétrica.


- Moído Fino

Usado em máquinas de café expresso ou cafeteira elétrica.


- Moído Grosso

Geralmente usado em cafeteiras do tipo italiano.


- Descafeínado

Processo desenvolvido na Alemanha para evitar que o pó de café envelheça. No entanto perde o aroma e sabor característicos da bebida.


- Solúvel

Processo onde o café é moído puro, coado e sua água evapora restando um pó fino ou granulado.Algumas vezes é coado, congelado e depois moído e desidratado, e, grânulos. É um café feito em poções individuais geralmente na própria xícara em que vai ser servido.É vendido em recipientes de vidro ou sachês com instruções como fazer o café.


- Expresso

É um café tipo exportação, de melhor qualidade resultando em uma bebida mais forte e encorpada.

Próprio para máquinas com tiragem individual e feito na hora.


RECEITA CASEIRA


A proporção é de 01 xícara “chá” para 02 colheres ”sopa” de café em pó .

A água deve ser filtrada e deve ser esquentada até que comece a ferver. Despeja-se o liquido sobre o pó no coador, tendo o cuidado de não mexer. Se necessário, com o auxílio de uma colher, separar a pasta de café das paredes do coador, facilitando a filtragem da bebida.



0 comentários: