Bicarbonato de Sódio

Usos para o bicarbonato de sódio na cozinha
por Christine Halvorson - traduzido por HowStuffWorks Brasil

Borracha, plástico e madeira

Uma pasta de bicarbonato de sódio remove manchas em utensílios de plástico e borracha. Aplique a pasta com uma esponja comum ou dupla face.

Você pode esfregar recipientes plásticos manchados com uma pasta de suco de limão e bicarbonato de sódio.

Renove esponjas velhas, esponjas dupla face de náilon e esponjas de esfregar encharcando-as durante a noite em uma solução de 4 colheres (de sopa) de bicarbonato de sódio para 1 xícara água.

Desodorize e remova manchas em tigelas e em utensílios de madeira com uma solução de bicarbonato de sódio.

Superfícies brilhantes

Pias de aço inoxidável podem ser limpas com uma pasta de bicarbonato de sódio ou com bicarbonato de sódio borrifado diretamente em uma esponja ou pano de limpeza. Basta esfregar a superfície. Depois enxágüe-a e esfregue-a suavemente com camurça para secar.

Limpe o exterior de seu refrigerador e a maior parte de outras superfícies de sua cozinha usando o "Limpador de uso reral" (veja no box abaixo).

Tampos de gabinetes

Limpadores abrasivos podem riscar a fórmica.

Remova manchas de tampos de gabinetes laminados com uma pasta de bicarbonato de sódio. Aplique a pasta, deixe-a secar e depois remova-a esfregando. Em seguida, enxágüe a superfície.

Limpe um tampo de gabinete feito de azulejo e rejuntamento com uma mistura de 1/2 xícara de vinagre, 1 xícara de amoníaco, 1/4 de xícara de bicarbonato de sódio e 3,5 litros de água morna. Aplique a mistura com uma esponja. Assegure-se de proteger as mãos com luvas de borracha.

Potes, panelas e utensílios de cozinha

Limpe graxa e alimentos incrustados em assadeiras umedecendo-as com água quente e borrifando bicarbonato de sódio. Deixe descansar por uma hora e esfregue com uma esponja.

Para soltar alimentos assados ou ressecados de panelas, ferva água e bicarbonato de sódio em fogo baixo nas panelas. Quando o alimento se soltar, deixe a panela esfriar e limpe-a.

Utensílios de cozinha esmaltados não podem receber limpadores abrasivos. Aplique uma pasta de bicarbonato de sódio e aguarde por uma hora. Depois disso, limpe com uma esponja dupla face sintética e enxágüe.

Remova manchas de uma panela anti-aderente fervendo 1 xícara de água, 2 colheres de sopa de bicarbonato de sódio e 1/2 xícara de alvejante na panela por vários minutos. Lave a panela como de costume.

Cubra manchas de queimado em assadeiras de biscoitos com bicarbonato de sódio ou com água quente e deixe por 10 minutos. Em seguida, arie a assadeira com bicarbonato de sódio e uma esponja dupla face.

Pisos

Limpe pisos cerâmicos com 1/2 xícara de bicarbonato de sódio em um balde de água morna. Use um esfregão com a solução e depois enxágüe o piso.

Remova marcas pretas de salto de sapato sobre pisos de linóleo ou vinil com uma esponja dupla face umedecida e mergulhada em bicarbonato de sódio.

Fornos e fogões

Limpe cafeteiras de vidro com uma solução de bicarbonato de sódio, usando uma escova de dentes para chegar a cantos difíceis.

Para uma limpeza completa do forno, deixe 1 xícara de amoníaco em um forno frio e fechado durante a noite para soltar a sujeira. Pela manhã, limpe o amoníaco. Depois limpe as superfícies com bicarbonato de sódio.

Como você verá na próxima seção, o bicarbonato de sódio também pode fazer um trabalho excelente como um auxiliar na limpeza de outras partes de sua cozinha.

Manchas de café e chá

Para limpar chaleiras e filtros de cafeteiras, encha com água, adicione 2 ou 3 colheres de sopa de bicarbonato de sódio e ferva por um período de 10 a 15 minutos. Depois que o utensílio esfriar, esfregue e enxágüe-o completamente.

Mergulhe uma esponja umedecida em bicarbonato de sódio e esfregue as manchas de café e chá das xícaras. Manchas difíceis podem requerer também um pouco de sal.

Para remover manchas de ferrugem em chaleiras, encha a chaleira de água e adicione 2 colheres (de sopa) de bicarbonato de sódio e suco de meio limão. Ferva a solução em fogo baixo por 15 minutos e depois enxágüe a chaleira.

Prevenção e eliminação de entupimentos

Para evitar entupimentos, despeje periodicamente 1/2 xícara de bicarbonato de sódio no ralo de sua pia, seguido de água quente.

O bicarbonato de sódio e o vinagre formarão uma espuma que limpará o dreno e ajudará a evitar entupimentos. Use 1/2 xícara de bicarbonato de sódio, seguido de 1 xícara de vinagre. Quando a espuma diminuir, enxágüe o dreno com água quente.

Refrigeradores e freezers

Uma caixa aberta de bicarbonato de sódio no refrigerador absorve odores por até três meses. O mesmo é válido para freezer.

Outros usos do bicarbonato de sódio na cozinha

Esfregue a tábua de carne de madeira com bicarbonato de sódio para remover odores. Reduza o odor de latas de lixo borrifando bicarbonato cada vez que adicionar lixo. Lave e desodorize periodicamente as latas de lixo com uma solução de 1 xícara de bicarbonato de sódio para cada 3,5 litros de água.

Outros truques práticos


Borrife bicarbonato de sódio em uma esponja umedecida e esfregue frutas e vegetais para remover sujeira, cera ou resíduos de pesticida. Enxágüe a comida muito bem.

Limpe o óleo derramado de um galheteiro para saladas chacoalhando bicarbonato de sódio em seu interior e enxaguando com água morna.

Apagando incêndios na cozinha

Mantenha uma embalagem de bicarbonato de sódio perto do fogão, mas longe o suficiente para que não ser envolvido pelo fogo em caso de incêndio. Jogue bicarbonato de sódio diretamente sobre as chamas para apagar o fogo.

Não use bicarbonato de sódio para apagar o fogo em uma frigideira porque a gordura poderá espirrar.

Não use bicarbonato de sódio em qualquer incêndio que envolva materiais combustíveis como madeira ou papel.

Quando o fogo for apagado, deixe os potes e seus conteúdos esfriar antes de removê-los e limpá-los.

Como você viu, o bicarbonato de sódio tem muitas
utilidades na cozinha. Experimente e você ficará surpreso.



3 comentários:

tania disse...

eu achei uma maravilha essas utilidades do bicabornato de sódio, já estou indo fazer uso na minha cozinha principalmente no fogão. Minha dúvida é sobre o amôniaco,onde eu posso comprá-lo,e se esse amôniaco que nossas avós usavam muito pra fazer alguma coisas na cozinha só não me lembro o que.... me responda meu email taniasoaresdesouza@yahoo.com.br

CY disse...

Tania
A resposta que enviei a vc voltou.
Abaixo seu conteudo:
Olá
Antes de mais nada obrigada pela visita e por deixar comentario no blog Dicas e Utilidades.
Quanto a sua pergunta - penso que em comercios de materiais de limpesa e/ou quimicos vc deverá encontrar amoniaco.
Ainda não testei o item que adiciona amoniaco mas achei a dica ótima e resolvi postar.

Um abraço
Feliz Natal e Sucesso em 2008.
Cyssa Mangueira

Anônimo disse...

uma boa amiga vc é !!!!larguei todos os produtos para traz . graças a vc o bicarbonato é uma dica que deveria ser colocado na tv como ultilidade domestica é isso que eu axooooooooooooooo !bjs